Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) foi concebida no plano original de Brasília, assinado por Lúcio Costa no final dos anos 50 do século passado, quando o urbanista projetou a capital federal com Oscar Niemeyer e outros arquitetos.O projeto assinado por Niemeyer culminou com a abertura ao público, em 12 de dezembro de 2008.

A BNB afasta-se da função tradicional de depositária da produção intelectual do país, desempenhando e enfatizando as funções de acesso e atendimento à população em geral, inserindo-se, assim, na moderna perspectiva de Biblioteca Nacional.

Dessa forma, além de manter a herança cultural da nação, para uso de pesquisadores e estudiosos, a biblioteca está voltada para o atendimento a todos os cidadãos, por meio de ações que beneficiam o Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, atingindo principalmente as camadas menos favorecidas da população.

As obras da Coleção Popular Geral (COPOG) estão disponíveis para a consulta e empréstimo, mediante cadastro. São cerca de 40 mil exemplares que contemplam várias áreas do conhecimento.

Além do serviço de empréstimo, a biblioteca promove eventos culturais no auditório multiuso como exposições, palestras e atividades culturais. O usuário conta também com o acesso gratuito à internet.

Compartilhar

Informações adicionais

  • Acessíbilidade

Escreva uma crítica

5 Classificação média
Seu endereço de e-mail não será publicado.

Setor Cultural da República, Área Cívica, Lote s/n Edíficio da Biblioteca Nacional, Brasília - DF, 70070-150
contato@bsbgo.com
Compartilhar